O blog a boa notícia, tem como objetivo levar o leitor a conhecer um pouco mais da obra redentora consumada pelo Senhor Jesus Cristo.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A MORTE PASSOU A TODOS!


Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. 
Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. 
No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão... 
Rm 5 12-14 

Essa, é a prova de que o ser humano é pecador, mesmo sem cometer pecados. Como? Pois o pecado entrou no mundo pelo erro de Adão! E passou, para todos os outros. 
E como sabemos que realmente "o pecado" passou a todos?  Por causa da consequência (ou como é chamado em RM 6:23 "seu salário") a morte.
Pois a morte reinou matando todos os seres humanos, mesmo aqueles que não cometeram transgressão igual à de Adão.
Se a morte fosse uma consequência de atos, esses (que não cometeram transgressão igual à de Adão) não deveriam morrer, mas morreram, provando que a morte dos seres humanos não era consequência de atos, mas sim por causa da consequência do erro de Adão. E "a morte reinou  desde Adão até Moisés,” um período aproximadamente de 2500 anos. Então quando Moisés chegou cessou a morte? Não, não foi isso que o apóstolo Paulo quis dizer. A expressão é apenas usada para indicar o tempo “de Adão até Moisés” porque através de Moisés Deus revelou aos seres humanos a sua lei. Mas então quando chegou a lei cessou a morte? Também não. A lei, demostrou duas coisas importantes.
Primeira! A lei mostra a força do pecado, ela  mostra do que o ser humano se tornou capaz de fazer por causa do pecado que entrou no mundo. 

Segundo!  A lei, não tem poder para desfazer a morte que passou a todos os humanos.

Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. 
Gl 3 21 

Mas estão à morte continuou reinando depois de Moisés mesmo com a Lei? Sim. A lei não tem poder de salvar o ser humano, mas ela mostra claramente a culpa deles. Ex:  se temos um quarto todo bagunçado com a luz apagada, não vemos a bagunça, mas sabemos que está bagunçado, porém quando acendemos a luz, ai fica nítido a bagunça, pois a luz revela a bagunça e cada detalhe dela, mas a luz não limpa a bagunça. Agora pensem o seguinte,  Adão erra e entra o pecado no mundo, o pecado é a bagunça. A morte reinou de Adão até Moisés, esse período é o tempo que o quarto estava escuro. Moisés traz a lei, aqui indica a luz sendo acesa. Quando a luz é acesa podemos ver o quanto está bagunçado o quarto. Mas tem um porém, por mais que a luz esteja acesa nós não podemos arrumar  a bagunça. E quando a bagunça e limpa ou arrumada?  Ora, só quando a dona da casa limpa. 
Pense agora no seguinte. Deus lá do céu está ciente de tudo isso e visto que nenhum ser humano pode arrumar a bagunça, que seria vencer a morte, Deus envia Seu Filho para fazer isso. Agora veja o contraste entre morte e vida.

Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. 
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. 
I Coo 15 21-22 

Mas, eu quero deixar bem claro aqui, que não se trata de uma salvação universal, quando é dito "todos serão vivificados em Cristo" esta referindo aos que creem nEle. Por outras passagens fica muito claro isso 

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; 
Jo 1 12 

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. 
Jo 5 24 

Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 
Jo 6 40 

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. 
O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. 
Ef 1 13-14 

Talvez você diga que isso é injusto, pois Cristo veio ao mundo há 2000 anos. Mas antes de Cristo, teve gente na terra. E aqueles que morreram antes de Cristo, não foram salvos? 
Mesmo tendo seres humanos antes de Cristo na terra, o evangelho, ou seja, a noticia de que Cristo iria salvar os que creem, está sendo anunciada desde o início. A primeira vez que ela foi anunciada foi no jardim do Éden quando só havia dois seres humanos na terra. 

Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 
Gn 3 14-15 



E assim sucessivamente essa promessa de salvação foi anunciada até a vinda de Cristo. A revelação completa de como seria essa salvação e quem iria ser o salvador foi dada aos seres humanos progressivamente através de homens inspirados pelo espírito de Deus veja algumas delas.

ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. 
Gn 12 1-3 

BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. 
Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. 
Sl 32 1-2 

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 
Is 53 5 

O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; 
Is 61 1 

E tantas outras passagens. Então, o evangelho, está sendo anunciado desde o início da vida do homem na terra. A diferença dos que são salvos antes de Cisto e os que são salvos depois de Cristo é que, os que foram salvos antes, são salvos por crerem no Cristo que estava para vir. 
Os que são salvos depois,  foram salvos por crerem no Cristo que já veio. 
E você acredita no Senhor Jesus Cristo? 
Se você crer em Jesus Cristo, você é tirado dessa posição de morte nesse exato momento e passa a ser um feliz herdeiro da vida eterna, não é um processo  é um fato. Reveja um dos versículos que citei acima  

Em quem (Cristo) também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. 
O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. 
Ef 1 13-14 

Se você crer no Senhor Jesus, você será selado com o Espírito Santo de Deus e apenas aguardará o dia em que seu corpo físico será transformado em um corpo glorioso (um corpo que não morrerá e será capaz de habitar literalmente na presença de Deus). Agora, se você acha que isso é ficção demais, me diga, qual é sua perspectiva de vida para daqui 100 anos? Será que você acha que depois que morrer (por que um dia você vai morrer e isso, só prova que o pecado também atingiu você) vai sumir como poeira que some no ar? Bom se você pensa assim ou algo parecido, infelizmente você não conhece e nunca conheceu o Deus que disse;

 Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá Jo 11:25