O blog a boa notícia, tem como objetivo levar o leitor a conhecer um pouco mais da obra redentora consumada pelo Senhor Jesus Cristo.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

QUE PAPO É ESSE DE RESSURREIÇÃO

Ressurreição não é um assunto comum nos dias de hoje na sociedade atual, é mais fácil ouvimos falar de fim da existência pós morte, reencarnação, purgatório, espirito vagante, etc.

Muitas pessoas hoje em dia morrem de medo só de ouvir falar de espíritos ou assombração, também não é para menos, devido a quantidade de historias que são contadas justo para causar medo em algumas pessoas, talvez você já tenha passado por isso, inclusive, uma vez, eu passei por algo parecido, foi assim, eu tinha um amigo que morava uns 150 metros da minha casa, eu estava na faixa de 11 ou 12 anos e ficava na casa desse amigo até 8:30 ou 9:00 horas da noite, teve um dia que eu estava na casa dele já era noite, então, o pai dele e os irmãos mais velhos, começaram a contar histórias de lobisomem, e eu fiquei com medo até de ir para casa mas tinha que ir, agora pense o sufoco que foi para eu andar 150 metros aquela noite, fui suando frio e parecia que nunca chegaria em casa, rsss, mas sobrevivi para contar a história, porém continuei com esse medo de lobisomem por algum tempo, e a medida que fui crescendo, fui compreendendo através de fontes segura, que tudo aquilo não era real.

O mesmo acontece com esses assuntos do tipo, fim da existência pós morte, reencarnação, purgatório, espirito vagante, etc. Devido a tantas historias de varias fontes que ouvimos a respeito desses assuntos, acabamos acreditando em todos eles, e isso se torna uma bagunça dentro de nossa mente. A questão então seria o seguinte. Qual é a melhor fonte ou a mais confiável para entendermos esses assuntos? Bom, sugiro a você, que opte pela Bíblia Sagrada para usá-la como fonte. Talvez você se pergunte, por que a Bíblia, não poderia ser outra fonte?
Sim poderia ser inúmeras fontes. Mas sugeri a Bíblia pois ela não é um livro qualquer, ela foi escrita por homens de diferentes épocas em um período de 1600 anos, porém esses homens foram inspirados pelo próprio Espírito de Deus.

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
II Pe 1.21

A Bíblia foi escrita por causa daquele (Jesus Cristo), que foi chamado por Deus para cumprir uma obra.

Jesus disse-lhes:
A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
Jo 4.34

Que obra é essa? A obra da cruz.
Porém, em vários pontos da Bíblia, é abordado os assuntos que vamos tratar aqui. Na verdade a intenção não é ofender e nenhuma crença. A intenção é tratar esses assuntos a luz da Palavra de Deus.
Podemos entender esses assuntos através do fato que o Senhor Jesus relatou sobre um mendigo chamado Lázaro e o rico.

"Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
Lc 16:19-31."

Essa história foi um fato que o Senhor Jesus contou ao judeus, esse fato esclarece todos os assuntos que estamos tratando.
  • Primeiro assunto, fim da existência pós morte. Na história, o Senhor Jesus diz que, tanto Lázaro quanto o rico morrem, "E aconteceu que o mendigo morreu," e "morreu também o rico" e depois que morrem, o que acontece com o dois? Deixam de existir? Não, não é isso o que acontece. Veja que os dois continuam vivos, cada qual em um lugar determinado. O lugar para onde os dois foram é chamado "hades" esse lugar, é dividido em duas partes, é demostrado essa divisão ao dizer "está posto um grande abismo entre nós e vós," de um lado tormento, do outro, tranqüilidade. Então fica claro que após a morte uma pessoa não deixa de existir, pelo contrario, alguém após morrer continua vivo e consciente, podemos notar isso pelo fato do rico ter dito: "manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado".
  • Segundo assunto, REENCARNAÇÃO. A reencarnação diz que o ser humano vive e morre, depois volta em outro corpo (inclusive pode ser até como um animal) vive morre outra vez, torna a voltar para viver e morrer novamente e assim sucessivamente até completar um ciclo. Será que a Palavra de Deus apoia tal ideia? Será que essa doutrina vem de Deus? A resposta é não. O porque da resposta ser não, é pelos seguintes motivos. O primeiro motivo é pelo que a Palavra de Deus diz a respeito da morte do ser humano veja: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,Hb 9.27". O segundo motivo, é pelo que o rico da história que vimos, ouve de Abraão, quando lhe pede que enviasse Lázaro até sua família para que soubessem daquele lugar de tormentos afim de que não fossem parar lá. Abraão diz a ele: "Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.Lc 16:31." o versículo não diz: "ainda que algum dos mortos reencarne" a passagem é categórica quando diz: "ainda que algum dos mortos ressuscite".
  • Terceiro assunto, purgatório e espírito vagante. Segundo Wikipédia a crença de purgatório consiste em que "Purgatório é a condição e processo de purificação ou castigo temporário em que as almas daqueles que morrem em estado de graça são preparadas para o Reino dos céus". Essa ideia de processo de purificação, anula totalmente a obra que Deus realizou através de seu filho, O Senhor Jesus, que veio a esse mundo na forma humana (1 João 4:2), para morrer pelo pecado que entrou no mundo. (Rm 5.12) e também pelos pecados de muitos, (Rm 5.8). Em João 3:36 é dito: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece." O versículo é claro quando diz: "Aquele que crê no Filho TEM" ele não diz: "quem crê no Filho passará por um processo de santificação para obter a vida eterna." Mas quando eu posso crer no Filho? A condição para crer no Filho é só enquanto estamos vivos, depois da morte não tem possibilidade, podemos compreender isso pelo que Abraão diz ao rico, quando este pede que fosse enviado Lázaro até sua família para avisá-los sobre aquele lugar, veja o que é dito: "Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos." LC 16:29. Abraão Disse isso ao rico porque, Moisés e os profetas testemunhavam sobre o Cristo (O Filho) portanto quem cresce em Moisés e nos profetas (esses pregavam do Cristo que havia de vir) seria salvo. Quanto ao espírito ficar vagando por ai como muitos pensam, a palavra de Deus mostra que tal ideia é absurda pois após a morte a pessoa é levada pelos anjos ao seu destino como aconteceu com Lázaro: "o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos" o caso do rico provavelmente tenha sido o mesmo modo.

E a ressurreição como fica? Para entendermos a ressurreição precisamos entender primeiro a morte.
Cada pessoa é composta de três partes: o espírito (a parte inteligente de nosso ser que tem consciência de Deus), a alma (a fonte das emoções, apetites e desejos) e o corpo (a parte física) (1Ts 5.23). Há pelo menos três diferentes tipos de morte mencionadas nas Escrituras: a morte física que ocorre com o corpo quando a alma e o espírito se separam dele (Tg 2.26; 2Co 5.8 "deixar o corpo"; Gn 35.18 e 49.33; Jó 14.10; Ec 12.7; Lc 23;46; At 7.59); há a morte espiritual, na qual todos os homens se encontram antes da salvação, estando separados de Deus por causa dos seus pecados (Ef 2.1,5; Lc 15.24,32); e há a "segunda morte" que é a separação eterna de Deus pelo juízo (Ap 20.6,14).

Agora que já vimos o que é a morte vamos ver o que é a ressurreição.
Assim como a morte (física) é a separação da alma e espírito do corpo (Tg 2.26), a ressurreição é a reunião da alma e espírito com o corpo (Lc 8.55). O túmulo é a custódia temporária do corpo, hades é a custódia temporária da alma e espírito. Todos que morrem, sejam justos ou injustos, irão experimentar a ressurreição. Mas não serão todos ressuscitados simultaneamente. Há duas ressurreições (Jo 5.29; At 24.15). A "primeira ressurreição" (Ap 20.4-6) chamada de "ressurreição da vida" (Jo 5.29) ou "ressurreição dos justos" (Lc 14.14) é a ressurreição somente das pessoas justas. Esta ressurreição é referida como a ressurreição "de entre os mortos" (Mt 17.9; Fp 3.11; Cl 1.18, etc) porque ela é uma coisa seletiva na qual os justos são tirados de entre os maus. A primeira ressurreição tem lugar em três fases: primeiro, "Cristo as primícias" (1Co 15.23; Mt 28.1-8), então, "os que são de Cristo na Sua vinda" (1Co 15,23, 1Ts 4.15-18), depois por último, aqueles que se voltam a Deus durante o período da tribulação e são martirizados (Ap 6.9-11, 15.2) são ressuscitados no fim dos sete anos (Ap 14.13, 20.4). Todos que participam da primeira ressurreição gozarão de uma porção celestial com Cristo e reinarão com Ele sobre a terra (Ap 5.9-10). A segunda ressurreição, chamada de "ressurreição de condenação" (Jo 5.29), ou "ressurreição dos injustos" (At 24.15) é a ressurreição das pessoas más que morreram em seus pecados. Eles ressuscitarão juntos depois dos mil anos de reinado (Milênio) de Cristo (Ap 20.7, 11-15) para ficarem diante do "grande trono branco" e receberão
sua sentença após o julgamento. Todos que participam desta ressurreição, que é o resto dos mortos, serão lançados no lago de fogo para sempre.

Aqueles que quiserem conhecer mais afundo o assunto fique a vontade para explorar em:
A Morte, O Estado Intermediário e a Ressurreição.