O blog a boa notícia, tem como objetivo levar o leitor a conhecer um pouco mais da obra redentora consumada pelo Senhor Jesus Cristo.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O CHAMADO DO REI

 E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?
 E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu.
 E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés. E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 
Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquiar, filho de Amil, de Lo-Debar. E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.
 E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa. Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu? ¶ Então chamou Davi a Ziba, moço de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor. 
Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa. E tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.
 E disse Ziba ao rei: Conforme a tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim fará teu servo. Quanto a Mefibosete, disse o rei, comerá à minha mesa como um dos filhos do rei. 2 Samuel 9:1-11

Essa pequena historia relatada no livro de segunda Samuel, contem uma grande figura da misericórdia de Deus para com o homem pecador.
Davi havia sido ungido Rei de todo Israel (2 Sm 5;3). Eu não vejo uma figura melhor para Deus, do que a de um Rei em seu pleno reinado, tendo tudo e todos sobre seu comando, ou como o principal de tudo, sim, Deus é o principal de tudo;
 não só principal mas também o principio de todas as coisa, (Jo 1;1).
Ele é quem fez todas as coisas e o meio pelo qual elas foram feitas, (Jo 1;3).
Ele é inclusive o criador do homem, (Gn 1;27).
Ele também é sustentador de todas as coisas, (Hb 1;3).

E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? (2 Sm 9;3)



Eis aqui um exemplo da própria benevolência de Deus. Veja que a atitude partiu do rei, foi ele quem decidiu abençoar alguém, e quando ficou sabendo que havia alguém mandou buscá-lo; e esse é um belo exemplo igual ao que acontece na parábola da perola;

"O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou". (Mt 13:45-46)

Não foi a perola que foi atrás do negociante , mas sim o negociante que vende tudo para comprar a perola e quem você acha que é o negociante? Sim é Deus, que vendeu tudo o que tinha para comprar a pérola, porém quando Deus fez isso? Quando Deus decidiu enviar Seu Próprio Filho para morrer pelo pecador como esta escrito;

 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. (Rm 5:8)

Não, você não ouviu errado, é literalmente "sendo nós ainda pecadores" e uma ótima figura para o pecador é Mefibosete da nossa historia. Mefibosete era coxo de ambos os pés pois quando era pequeno foi derrubado por sua ama (2Sm 4;4). Aqui onde eu moro, temos um ditado que diz "assim você quebra minhas pernas" isso ocorre referente a quando alguém sai prejudicado por algo. Mefibosete é a figura do pecador (ser humano) que teve suas pernas literalmente quebradas pelo pecado, sim, o ser humano ficou extremamente prejudicado pelo pecado e incapaz de fazer algo por si mesmo, como a perola que não pode fazer nada por si mesma apenas permanecer imóvel em seu lugar.
há! mas ainda há um negociante que quando olha para a perola vê a beleza que ela possui, ainda há o rei que mandou buscar a Mefibosete sem se importar com a condição que ele se encontrava e aqui, encontramos a bela figura do Cristo que veio em lugar do pecador para morrer e comprar o pecador, sim a vida do pecador teve um custo que foi a vida do Filho de Deus. A morte do Senhor Jesus pode trazer vida eterna para você;

Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3;15)

a condição para obtê-la é simples " aquele que nele crê" mas crer em quem? em Jesus Cristo o Filho de Deus, pois essa é a boa notícia do evangelho que agora esta sendo anunciado a você, através dessa mensagem. E você? fará o que agora? tentará escapar das mãos do negociante? dirá que não vai ao encontro do rei? sinceramente espero que você faça igual a Mefibosete que foi humilde quando ouviu a voz do rei e disse;

Eis aqui teu servo. (2 SM 9;6).