O blog a boa notícia, tem como objetivo levar o leitor a conhecer um pouco mais da obra redentora consumada pelo Senhor Jesus Cristo.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

TRAZEI OS JARROS

"E, Ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. 
E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. 
E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. 
Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. 
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. 
E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. 
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. 
E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. 
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo, 
E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. 
Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. 
Depois disto desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias. Jo 2:1-12 "
   
                   
O casamento é uma das festas mais importantes de um homem e uma mulher, é uma grande representação da união familiar. 
E agora, no capítulo 2 de João, temos um casamento, mas esse é diferente. Por quê? Porque tem convidado especial! Jesus. Você já o convidou para fazer parte do seu casamento? Jesus esta presente nesse casamento e quando acontece um problema Ele está lá para ajudar, sim Ele mesmo, é isso que acontecerá na sua vida quando você o convidar! Mas por favor, eu não estou dizendo que você nunca mais terá problemas, não é isso! Que fique bem claro que, mesmo convidando Jesus para fazer parte em seu casamento você poderá ter a mesma quantidade de problemas ou ainda mais devido ao fato de muitas pessoas serem avessas a Jesus. Porém com Jesus você terá um diferencial, você terá Deus lhe ajudando a resolver os seus problemas. Nesse casamento em Caná da Galiléia acabou o vinho, naquela época faltar vinho no casamento era a mesma coisa que a noiva tivesse desistido tamanha a gravidade da situação. Isso ocorria porque na Bíblia percebemos que o vinho era para as pessoas se alegrarem: 

"E ao sétimo dia, estando já o coração do rei alegre do vinho... Et 1:10 "

"E o vinho que alegra o coração do homem... Sl 104:15" 

Mas eu vou deixar bem claro que, apesar da Bíblia mostrar que o vinho era para se alegrar, ela também mostra  que Deus não suporta aqueles que passam da conta e ficam bêbados com o vinho. 

"Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Pv 23:20"

"Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente! Is 5:11" 

Voltemos a nossa história. Então o vinho era essencial em um casamento Judeu da época. Faltar vinho era tirar a alegria da festa. Mas, para a felicidade daqueles convidados Jesus estava  e Ele resolve o problema do vinho fazendo um milagre. Havia ali seis talhas de pedra, talhas era uma espécie de reservatório de água que os judeus possuíam. Curiosamente haviam seis. Curiosamente Jesus pede para encherem de água, então ele transforma a água das talhas em vinho. Sim! Ele transformou água em vinho. Imagine a surpresa do organizador da festa quando ele experimenta o vinho trazido por alguns servos! Ele chama o noivo e diz que, nas festas de casamento o vinho melhor é servido por primeiro, mas você guardou o melhor para servir por ultimo. O organizador falou isso, pois não sabia de onde veio aquele vinho, mas os servos que trouxeram o vinho para Ele sabiam bem de onde tinha vindo. Mas talvez você esteja se perguntando por que eu disse que: curiosamente haviam seis talhas, curiosamente Jesus pede para encherem de água: 

Os números para os judeus tinham muitos significados. O número seis representa o homem, talha era uma espécie de jarro feito de barro, pedra material vindo da terra. Não é difícil enxergar ai uma figura do ser humano que veio do pó da terra. 

"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gn 2:7" 

"Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. Ec 3:20" 

Esse pode ser um significado para as talhas. 
E a água? Na Bíblia encontramos a água sendo uma figura da palavra de Deus 

"Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra... Ef 5:26" 

"Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa... Hb 10:22" 

Acaso não é isso que Deus vem fazendo com a humanidade? Sim é isso mesmo. Após a morte e ressurreição de Jesus Cristo Deus enviou o Espírito Santo para habilitar em todo aquele que crê nesse fato. 

"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. 
Ef 1:13"

E o Espírito Santo habitando nesses que creem, mostra aos mesmos a verdade de Deus. 

"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. 
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. 
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. 
I Co 2:9-11" 

Aqueles que creem na morte e ressurreição de Cristo, estão sendo lavados pela palavra de Deus a qual

é aplicada ao coração humano pelo Espírito Santo de Deus que habita nos mesmos. Você Está sendo lavado, ou continua sujo? Você tem o Espírito Santo habitando em você? Quem sabe você é um jarro trazido por algum servo até Jesus, para que Ele lhe encha com a água da palavra e depois transforme essa água em vinho de alegria? Que alegria seria essa? Que tal a alegria de saber que você tinha uma divida com Deus da qual você  era incapaz de pagar, mas, que Jesus morreu no seu lugar e pagou essa divida? Afinal não existe alegria maior do que  a de saber que Deus salva sua alma por meio do sacrifício de Cristo e todo aquele que crer viverá por toda a eternidade junto dEle. Será que você tem motivo para se alegrar?  Não rejeite essa alegria, pois tenha certeza que Deus também se alegrará se você crer em Cristo, sabendo dessa alegria você poderá festejar como os convidados daquele casamento.