O blog a boa notícia, tem como objetivo levar o leitor a conhecer um pouco mais da obra redentora consumada pelo Senhor Jesus Cristo.

sábado, 26 de agosto de 2017

LUZ

“Acabou a luz!” Essa é uma frase que que você já deve ter ouvido ou dito pelo menos uma vez na vida, afinal, quem nunca ficou sem luz em casa não é mesmo?  Sem luz não é possível fazermos muitas coisas, pois para fazermos algo necessitamos de luz, é difícil fazer algo quando não se tem luz. Ex: ao acordar no meio da noite qual a primeira coisa a fazer? Acender a luz, pois, a luz clareia tudo e você não sai tropeçando em nada na casa, e quanto mais forte for a luz, mais claro ficara o objeto ou lugar em questão. A luz chega a vários lugares hoje por meio de uma concessionária que fornece energia a cada um, e mesmo com as quedas de energia, ainda se tem as alternativas secundarias como; as lanternas, as velas, etc. Existe uma luz que nem todos conhecem. É a luz de Deus! Você já ouviu falar nessa luz?

As trevas são a ausência total da luz em todos os sentidos. Onde não há luz tem apenas trevas, bom, se você nunca ouviu sobre a luz de Deus, então está em trevas, sobre esse assunto é claro. O mundo ficou sem a luz de Deus!
No jardim do Éden, quando Adão comeu do fruto que Deus avia proibido, nesse momento o ser humano estava estabelecendo sua independência de Deus.  Hoje, através da palavra de Deus (a bíblia) que é a concessionaria pela qual Deus nos fornece sua luz, sabemos que o mundo inteiro foi envolto em trevas.
Podemos observar isso no encontro de Saulo e o Senhor Jesus a caminho de damasco, quando o Senhor diz a Saulo: 

Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim. At 26 17-18. 

Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. 
Jo 5 19 

Mas quando o mundo ficou sem luz?

E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas 1jo 1:5.

A Bíblia diz claramente que Deus é luz. E quando Adão errou ele passou a caminhar sem Deus. Ou seja, ali no Éden o mundo ficou sem luz. Mas não pense que os seres humanos se deram bem e fizeram à coisa certa, isso não aconteceu, o ser humano passou a ser independente de Deus e foi dominado pelo pecado, Por isso foi dito. : Certamente morrerás gn 2:17 
O resultado dessa independência de Deus nós podemos ver ao nosso redor em todo mundo, veja o que estamos fazendo com o planeta, veja a maneira que o ser humano governa com corrupção, mentiras etc. Veja as mortes, um matando o outro. Sabe o que é isso? São os resultados da nossa independência e a falta de luz (Deus). É o ser humano caminhando nas trevas, o pecado passou a ser o senhor do homem. 

As trevas ou a falta de luz são usadas para todo tipo de maldade. É durante a noite que o assaltante invade uma casa ou rouba uma pessoa, é na noite que são feito coisas escondidas. As trevas trazem certo conforto para aqueles que gostam de andar errados, pois escondem seus erros. Satanás engodou os seres humanos em trevas os deixando totalmente cegos para Deus e seus caminhos. Fazendo os cometer todo tipo de atrocidade, e quanto mais o tempo passa, isso fica cada vez mais evidente. Você já deve ter notado isso se tiver uma televisão, ou acesso a internet, ou talvez até perto de você. 

Até Cristo o mundo era considerado em trevas totalmente, e entregue as mãos de satanás para agir e enganar a milhares, pois o mundo estava sem luz e não tinha como caminhar na luz, mas, vindo Cristo, o mundo não ficou mais em treva, pois, Cristo é a luz do mundo, quem esta nele não está em trevas.
Assim como o sol quando nasce vem trazendo sua luz através dos raios ultravioleta para todo lugar que essa luz alcança. Assim também é o, conhecer Cristo.  O quanto mais vamos conhecendo Cristo, mais isso vem trazendo luz ao ser humano e o tirando das trevas espirituais que ele se encontra. O conhecimento do Filho vem penetrando no cérebro como os raios ultravioleta, esclarecendo cada vez mais ao ser humano quem é Deus, e o que Ele faz o que Ele fez. Procure conhecer Cristo e seja iluminado pela luz de Deus você também!

Mesmo com a Lei de Deus, o mundo estava em trevas (sob o domínio do pecado) vindo a Lei, o pecado foi manifestado, pois, muitos não sabiam o que era pecado até a lei dizer não faça isso, não faça aquilo, etc. Mas, a Lei, não desfez ou tirou o pecado, ela apenas o manifestou, pois a Lei apenas mostrou o que era o pecado, e não trouxe luz a respeito de quem era Deus. Vindo Cristo, Ele tirou o pecado do mundo e trouxe luz a respeito de quem é Deus. O pecado entrou e trouxe morte e condenação. Jesus Cristo veio e trouxe luz e vida eterna.

E o que é a luz e a vida eterna? A palavra de Deus nos responde claramente essa questão, primeiro vamos à luz. O evangelho de João explica muito bem sobre a luz de Deus;

No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 
Ele estava no princípio com Deus. 
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.  Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens; Jo 1:1,4

 Cristo é Deus, e Ele, é a luz dos homens! Você tem Deus? Você tem Cristo?

Ali estava a luz verdadeira (Cristo), que alumia a todo homem que vem ao mundo, estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu. Jo 1: 9,10

E a vida eterna como fica? A vida eterna também esta em Cristo;

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Jo 6:4
e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. Joã 10:28 
Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus. 1Jo 5:13 
E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1Jo 5:11,12 
E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Jo 17:3

Pelas passagens da bíblia citadas acima,  vemos 5 características da vida eterna.
1 Quem crer e Jesus tem a vida eterna. 2 Quem recebe a vida eterna nuca poderá perde-la. 3 Que a Palavra de Deus define isso. 4 Que quem tem o Filho tem a vida. 5 Que o conhecimento do verdadeiro Deus e a Jesus Cristo é a vida eterna.
Bom, acho que mais claro do que isso impossível. Você tem o Filho? Tem a vida eterna?

O mundo está envolvido pelas trevas que o pecado causou a humanidade. Em cristo, Deus dissipou as trevas e trouxe luz para aqueles que são dele. Você é de Deus? Você esta na luz?